Gostaria de aprender tudo sobre internet fibra ótica? Vantagens? Desvantagens? Operadoras? Ou até mesmo se a maneria correta de escrever é fibra óptica?
Confira abaixo o conteúdo mais completo e atualizado da internet que irá sanar todas as suas dúvidas sobre este tipo de tecnologia que hoje tem ficado cada vez mais popular no Brasil, devido a forte expansão da área de cobertura da Banda Larga que hoje é disponibilizada pelas gigantes de telecomunicação!
O que é internet Fibra Ótica?
A fibra ótica está associada com alta performance, e com o que existe de mais avançado em termos de conexão de internet para o consumidor.
O cabo ótico é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões extremamente pequenas (microscópicas), muito semelhantes às de um fio de cabelo. Nessa tecnologia de transmissão, o tráfego de dados atinge velocidades bem próximas às da luz.
Podemos afirmar que o segredo da velocidade da conexão está diretamente relacionado com o tipo de cabo. Por exemplo, em conexões DSL, onde é utilizado o cobre, a largura de banda é menor, levando a conexão a locais com distância inferior e com uma maior perda de qualidade ou instabilidade na transmissão de dados.
Em contrapartida, na internet fibra ótica não se usa eletricidade na transmissão, como ocorre no caso da internet por fio de cobre. Na fibra, os dados são transformados em luz para então serem enviados através do cabo, sendo capaz de atingir frequências bem maiores. Portanto, a tecnologia permite sim, que você navegue mais rápido e de forma mais estável.
Fibra Óptica ou Fibra Ótica?
As duas palavras são vistas com frequência nos discursos de marketing das operadoras, com o intuito de passar a imagem de uma boa internet.
No Brasil, a palavra ótica é uma variação da palavra óptica, entretanto, ela possui um sentido diferente.
Se você for pesquisar no Google, vai se deparar com o mesmo significado atribuído a ambas as palavras, porém como pode ver abaixo, elas são distintas!
- Óptica refere-se as propriedades da luz – radiações luminosas –, aquelas mesmo que você vê iluminando o núcleo da fibra óptica.
- Ótica remete ao ouvido. Isso mesmo, ouvido! Você pode ir numa ótica comprar aparelho auditivo, não apenas um óculos de sol para proteger seus olhos dos raios solares.
Como Funciona a Internet Fibra Ótica?
Como dito anteriormente, na internet fibra ótica, o sinal é transformado em luz para ser enviado via cabo. Essa conversão pode ser realizada de 2 formas: LED (multimodo) ou laser (fibra monomodo).
A fibra ótica multimodo é mais barata e recomendada para redes domésticas. Seu uso é indicado para distâncias curtas, de no máximo 300 metros. Nessa tecnologia ocorrem diversas trocas de sinais simultaneamente.
A fibra monomodo, por sua vez, é indicada para longas distâncias. O recomendado é até 80 km para que não haja perda na qualidade. Nessa tecnologia só é possível trabalhar com um sinal por vez, já que só existe uma fonte de luz.
Agora vamos detalhar como são formados os cabos de fibra ótica!
Essa estrutura é determinante para que a luz seja transmitida até os usuários, levando sinal da internet banda larga e da TV por assinatura com velocidade e estabilidade no sinal.
1ª camada: fibra de fortalecimento situada na parte interna do cabo. Sua função é proteger a fibra de vidro, evitando que o cabo dobre ou torça com facilidade, corrompendo assim a estabilidade da sua internet fibra ótica!
2ª camada: é denominada coating, e sua função é proteger a fibra da luz natural. A exposição da fibra de vidro a luz pode interferir de forma negativa no fluxo de dados.
3ª camada: recebe o nome de cadding, e sua função principal é transmitir os feixes de luz de forma que eles se mantenham intactos em todo o percurso.
4ª camada: o núcleo é composto por vidro e tem como função transmitir os pulsos de luz.
Tipos de Fibra disponíveis?.
Confira os 2 tipos de cabos de Internet fibra óptica disponíveis:

Monomodo
- Somente o use de apenas um sinal de luz pela fibra;
- Tem núcleo de 8 a 9 μm e casca de 125 μm;
- Cabeamento estruturado com alcance limitado a 4 km;
- Menor dimensão em relação aos demais tipos de fibras;
- Menor dispersão ocasiona maior banda passante;
- Comprimentos de ondas de 1.310 ou 1550 nm;
- Normalmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
Multimodo
- Tipo mais comum em cabeamentos primários inter e intra edifícios;
- Tem núcleo de 50 ou 62,5 μm e casca de 125μm;
- Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas);
- Cabeamento estruturado com alcance limitado de 2 km;
- Devido a diâmetros grandes, os conectores requerem pouca precisão;
- Realmente é muito utilizado para distâncias menores, devido ao seu preço e também pela facilidade de implementação.
Quais operadoras fornecem Fibra Óptica no Brasil?
O mercado local de Fibra tem crescido de forma expressiva no Brasil, entretanto, muitas destas empresas menores ainda pecam no suporte ao cliente, devido ao atual mercado de Telecom que ainda é muito fechado em nosso país!
Abaixo você vai encontrar as principais operadoras que hoje fornecem conexão fibra óptica no Brasil.
NET Fibra
Conforme recente relatório da Anatel, a empresa NET hoje é considerada a operadora que mais entrega velocidade ao cliente e tem fornecido velocidades que vão de 5 a até 500 MB.
A partir do plano de internet fibra ótica 120 MB, o cliente recebe um modem WiFi mais potente, capaz de propagar um sinal mais forte para aguentar ultravelocidades!
Vivo Fibra
A operadora VIVO entra com a Fibra dentro da casa de seus clientes, não se limitando apenas ao poste como demais operadoras!
Um dos planos que possui maior procura na operadora, é a velocidade de 100 mega que já inclui roteador WiFi grátis e linha de telefonia fixa.
Oi Velox
Com forte presença em Minas Gerais, a OI Velox deixa a desejar em comparação com as operadoras acima, mesmo oferecendo a conexão via fibra óptica aos seus clientes!
Para você ter uma ideia, hoje um plano de internet fibra de 25MB sai a partir de R$114,90.
Live tim
A operadora TIM tem se destacado cada vez mais no quesito upload, seu plano de Internet Fibra Ótica é chamado de Live TIM e hoje é a operadora que oferece maior taxa de upload do mercado!
Os preços são competitivos as demais operadoras, entretanto a cobertura de cabeamento da empresa ainda deixa a desejar fora do sudeste brasileiro!
Vantagens da Fibra
Veja abaixo todas as vantagens da fibra óptica, em relação as outras tecnologias disponíveis no mercado nacional:
01) Velocidade de conexão: A internet fibra ótica pode chegar a 10 Gbps (giga bits por segundo), enquanto a por cabo de cobre coaxial chega a aproximadamente, 10 Mbps (megabits por segundo).
Uma diferença bem considerável, principalmente quando avaliamos a velocidade de download, de mais ou menos 1.280 MB/s na conexão por fibra ótica e de aproximadamente 1,25 MB/s na tecnologia por cabo de cobre.
02) Estabilidade de conexão: Na fibra ótica o material mais utilizado é o vidro, que é menos propenso a sofrer interferências eletromagnéticas do que os fios de cobre. Isso garante um sinal com menos oscilações e perda de velocidade
03) Segurança: a transmissão de dados nos cabos óticos recebem uma camada extra de proteção, o que reduz consideravelmente o risco de interceptação de informações.
04) Mais compacto: os cabos de internet fibra ótica são mais compactos do que os de cobre, portanto, ocupam menos espaço. Além disso, a sua matéria prima, sílica, é encontrada com maior facilidade na natureza do que o cobre.
05) Durabilidade e resistência: os cabos com fio de cobre apresentam uma durabilidade menor do que os cabos óticos. Isso ocorre porque o cobre é um metal, que oxida e está mais suscetível a sofrer alterações com as mudanças de temperatura. Portanto, se fabricado de maneira correta, os cabos de fibra ótica tendem a ser mais duráveis e resistentes.
Desvantagens de optar pela Internet por Fibra
Confira abaixo alguns pontos negativos da internet por fibra ótica, segundo os especialistas do Portal dos Planos:
CUSTO DA FIBRA
Umas das principais desvantagens em relação a tecnologia convencional (cabos de cobre), é o custo.
Isso ocorre porque os custos para a fabricação dos cabos óticos são maiores, assim como a instalação do sistema.
RESISTÊNCIA
Com o intuito de economizar, algumas operadoras podem deixar de proteger a fibra de vidro de forma adequada. Em alguns casos, dispensando até o encapsulamento.
A ausência da proteção correta, tornam os cabos mais frágeis e suscetíveis a quebra, prejudicando a qualidade da conexão.
RESTRIÇÃO NA COBERTURA
A oferta da Internet fibra óptica está concentrada nos grandes centros. Isso tem impacto direto na expansão da rede por parte das operadoras de banda larga.
EQUIPAMENTOS & CUSTOS
Para o usuário, também existem custos de adoção, já que a fibra ótica pode demandar novas instalações na casa e roteadores mais atuais, que sejam compatíveis com a tecnologia.
Afinal, vale a pena ou não ter uma internet fibra óptica?
Como pode observar, a Fibra ótica veio pra ficar!
Ela é muito superior a demais tecnologias, como a de operadoras como Claro e Sky que ainda utilizam a mesma tecnologia dos celulares, trazendo maior custo ao consumidor.
Gostou do conteúdo? Comenta ai qual é a sua operadora e quantos Mega de velocidade você possui! Grande abraço!
Deixe uma resposta